• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

Igualdade Racial de Pernambuco

segunda-feira, 29 de abril de 2013 Marcadores:

Entre os municípios de Pernambuco, Serra Talhada parte na frente no incentivo às políticas públicas de combate ao preconceito de raça e cor. Foi aprovada pela Câmara de Vereadores da cidade, reforma administrava proposta pelo prefeito Luciano Duque (PT), criando a secretaria de Meio Ambiente e Igualdade Racial. A pasta é a primeira no estado voltada unicamente para a defesa e valorização do saber e da cultura quilombola e de comunidades tradicionais de ciganos que ainda existem no município. Ainda dentro do pacote de mudanças enviado ao legislativo serratalhadense, o executivo criou as secretarias de Serviços Públicos e Cultura e Turismo. 
Levantamento realizado pela Associação dos Praticantes de Cultos Afro-brasileiro do Sertão Pernambucano (APCABRASP) identificou 15 comunidades remanescentes de quilombo em Serra Talhada, 12 templos de tradição afro-brasileira, 94 pescadores e seis ciganos que residem na Capital do Xaxado. “Essa secretaria nasce também com a missão de combater a intolerância religiosa que ainda teima em existir no nosso município e no país. Então, estamos fazendo a nossa parte”, disse o prefeito. Ele lembra que criou a secretaria de Igualdade Racial atendendo reivindicação do Movimento Negro Serratalhadense (MNS) e da Associação dos Praticantes dos Cultos Afro-brasileiro do Sertão Pernambucano.
Na visão do coordenador municipal de Políticas Publicas para as Comunidades Tradicionais, Diego Ferreira, Serra Talhada vive um momento histórico. “Já existem em outras prefeituras no estado diretorias voltadas para essa área. Mas em termos de secretaria, essa é a primeira. E surge fruto de muito trabalho, dedicação e amor pela causa”, comemorou. Em fevereiro, Luciano Duque aderiu ao Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (Fipir), criado pelo Governo Federal, passando a ser o 36º município pernambucano a fazer parte do fórum.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot