• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

PATRIOTA COMEMORA SUCESSO DO MUTIRÃO “TODOS JUNTOS POR BROTAS”

domingo, 22 de setembro de 2013 Marcadores:
O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, idealizador e articulador do mutirão “todos juntos por Brotas”, comemorou o sucesso da ação realizada neste Domingo (22). Patriota conseguiu reunir na ação de limpeza e desassoreamento da barragem máquinas, Prefeitos, Vereadores e lideranças políticas de todos os municípios do Pajeú e mais alguns de outras regiões do Estado, a exemplo de Arcoverde e Belo Jardim (Agreste), e Custódia (Sertão do Moxotó).

Além da presença expressiva de lideranças políticas, como o Deputado Federal Gonzaga Patriota, os Deputados Estaduais Valdemar Borges, Antônio Moraes e Ângelo Ferreira; o que marcou foi a grande participação da sociedade afogadense. Mais de 700 pessoas participaram das atividades, que tiveram início logo cedo, às cinco da manhã, com um café da manhã oferecido pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira na casa de show Aplauso, espaço cedido pelo empresário Horácio Pires.

Após o café e uma breve benção do Pastor Genivaldo Marques, da Igreja Assembleia de Deus, a população seguiu em caminhada na direção da Barragem. À frente, o Prefeito José Patriota e os Secretários Estaduais da Casa Civil, Tadeu Alencar, e o de Recursos Hídricos, Almir Cirilo. Presentes, os ex-prefeitos de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares e Antônio Mariano.

Na barragem, as autoridades inspecionaram a situação do paredão e puderam ver de perto o colapso que atinge Brotas. “Há sessenta não tínhamos uma seca tão grave. O desassoreamento tem duas funções principais: limpar a barragem de todo o material vegetal em decomposição que possa provocar a contaminação da água consumida pela população. A outra é ampliar a capacidade de Brotas para perto dos 25 milhões de metros cúbicos de sua capacidade original,” afirmou o Secretário Estadual da Casa Civil, Tadeu Alencar. A barragem de Brotas possui hoje, segundo a APAC, capacidade para armazenar 19 milhões de metros cúbicos.

O Secretário de Recursos Hídricos de Pernambuco, Almir Cirilo, destacou a importância da mobilização da sociedade e o exemplo de cidadania dado pelo Pajeú. “É muito bonito ver crianças da rede municipal participando dessa atividade e despertando para a consciência ambiental,” afirmou Almir. Ele se referia à participação de crianças das Escolas Municipais do São Sebastião, Letícia de Campos Góes, Geraldo Cipriano e Francisca Lira.

Idealizador do mutirão, o Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, comemorou o sucesso da ação. “Estamos felizes porque o povo na hora da dificuldade, quando é chamado, chega junto para nos ajudar. Essa limpeza vai ajudar a termos um maior volume de água acumulado e uma água melhor para o consumo, com a limpeza de todo o material orgânico acumulado na parte seca. Quero agradecer ao povo que compareceu e deu um exemplo de cidadania para todo o Estado,” avaliou José Patriota.

Os poetas João Paraibano e Diomedes Mariano puderam expressar em versos toda a dor do povo do Pajeú em ver sua barragem em situação tão dramática.

Diomedes:
No desassoreamento
Que a prefeitura assumiu
O povo foi convidado
A população se uniu
E vamos fazer algo em torno
De quem tanto nos serviu

João:
Já que a chuva não caiu
Aguando a terra quente
Vamos cuidar da barragem
Que tanto cuidou da gente
Que não tem corpo sadio
Com organismo doente

Diomedes:
A barragem está doente
Por isso é que a gente apela
Quem já salvou tantas vidas
Como foi o caso dela
Precisa que a gente faça
Alguma coisa por ela

Ao final do evento, o Pároco de Afogados da Ingazeira, Josenildo Nunes, deu a sua benção, orou pelo sucesso do mutirão e convocou a todos para um grande abraço simbólico na barragem.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot