• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

TABIRA RECEBERÁ 6 DAS 100 BARRAGENS SUBTERRÂNEAS NO PAJEÚ - PELO GOVERNO DO ESTADO

sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Marcadores:
O secretario de Agricultura e Reforma Agrária Aldo Santos e representantes de dezessete municípios do Sertão do Pajeú receberam 100 barragens subterrâneas, 6 BARRAGENS SUBTERRÂNEAS PARA CADA MUNICÍPIO.,com capacidade de 250 mil metros cúbicos de água armazenada, ao todo são 6 por município, então 1 milhão e meio de metros cúbicos ao todo por cidade.
Com o objetivo de amenizar os efeitos da seca. Além disso, serão destinados 893 kits de irrigação para as regiões da área de atuação da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina. As medidas envolvem recursos na ordem de R$ 19,4 milhões.
Os convênios para as implantações dos projetos foram assinados, durante o encontro dos prefeitos dos municípios do Pajeú foi na cidade de Solidão, estavam presentes Cida Oliveira (Solidão), Romério Guimarães(S.J.Egito),José Patriota (Afogados), Zé Mário(Carnaíba), Arquimedes Machado(Itapetim), Jose Vanderlei(Brejinho), Deva Pessoa(Tuparetama), Delson Lustosa(Stª Terezinha), Sebastião Dias(Tabira), Cida Oliveira(Solidão),Luciano Bonfim(Triunfo) Zé Pretinho(Quixaba), Luiz da Sucam-Vice Prefeito de Iguaracy.Adeval vice de Stª Terezinha.Os ex.prefeitos Adelmo Moura(Itapetim),Neemias(Custódia) e Alberico(Iguaracy)participaram do evento.
A ação será coordenada entre a Codevasf e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) do Estado.
O objetivo das instalações das barragens subterrâneas é criar estruturas de baixo custo para armazenar a água das chuvas nas pequenas propriedades do semiárido. Além disso, permitem a extensão do período de cultivo das áreas beneficiadas pelo acúmulo de água no solo e promovem o aumento da oferta de água para o consumo humano, animal e irrigação de pequenas áreas nas propriedades de agricultura familiar. “O público beneficiário dessa ação é constituído de agricultores familiares membros de cooperativas, associações e individuais”.Aldo Santos.
Já os kits de irrigação vão atender 1.786 hectares. Os municípios contemplados pelo projeto ainda serão divulgados. “Trata-se de pequenos equipamentos que captam água de alguma fonte hídrica (poço, canal, rio) e são transmitidos para uma plantação por meio de pequenos tubos”, explicou a Companhia.

Os benefícios do dispositivo são inúmeros. O maior destaque vai para a ajuda aos agricultores que residem em lugares extremamente isolados. “Com o equipamento, eles terão a oportunidade de irrigar pequenos lotes familiares”, completou Aldo Santos.
O geólogo Gilberto Rodrigues participou da cerimonia.
                                            
                                      (Fonte/fotos: Nádia Geórgia)

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot