• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

AMUPE E TCE DIALOGAM SOBRE PARCERIAS

quarta-feira, 24 de julho de 2013 Marcadores:
O presidente da Amupe e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, fez uma visita de cortesia, na tarde desta terça (23), à presidente do Tribunal de Contas do Estado, Tereza Duere. Patriota esteve acompanhado do ex-conselheiro do TCE, Severino Otávio (Branquinho), atual Prefeito de Bezerros. Participaram da conversa, os Conselheiros Ranilson Ramos, Dirceu Rodolfo e Carlos Porto.
 José Patriota considerou a conversa  com o TCE, como muito positiva para construção de uma parceria com a Instituição. “Era tudo que queríamos, uma postura mais preventiva e educativa visto que, muitos prefeitos estão em primeiro mandato e tem muitas dúvidas a serem esclarecidas e o Tribunal de Contas é o caminho para nos ajudar,”Afirmou o presidente da Amupe.
 Tereza e Patriota conversaram sobre a criação de um grupo de trabalho para analisar a crise dos fundos municipais de previdência e propor soluções. Duere explicou que os fundos próprios de previdência constituem uma "bomba relógio" em poder das prefeituras, porque dos 143 municípios que aderiram a essa sistemática, apenas 3% se encontram superavitários. Ela própria entregou um relatório ao ministro da Previdência, Garibaldi Alves, em Brasília, relatando esse problema. Parcelar débitos previdenciários em até 240 meses, como o INSS vem fazendo, disse  Tereza, não é solução para os municípios, porque inviabiliza financeiramente as prefeituras e transfere a "bomba relógio" para o próximo gestor. "Eu queria a sua parceria para enfrentarmos juntos esse grave problema", afirmou Duere ao presidente da Amupe. Por sua vez, Patriota disse achar importante que haja um diálogo permanente entre as instituições para debater problemas comuns aos municípios pernambucanos.
 A visita foi estendida ainda para outros temas como a questão da Merenda Escolar, Aterros Sanitários, Iluminação Pública, Piso do Professor, entre outros. Tereza Duere afirmou que o Tribunal de Contas busca resultados e o que deseja é discutir a fundo a situação dos municípios. Patriota disse que como presidente da Amupe vai estar sempre buscando esse diálogo e que a Escola de Contas da Instituição será muito importante para capacitar os gestores.
José Patriota aproveitou a ocasião para convidar pessoalmente a presidente do TCE a participar, nos dias 12 e 13 de Agosto, na AMUPE, de um seminário que vai reunir alguns dos maiores especialistas na área de gestão de resíduos sólidos, além de representantes do Ministério do Meio Ambiente. Para esse seminário, a Amupe também enviará convite ao Ministério Público de Pernambuco.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot