• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

EX-VICE-PREFEITO DE TABIRA JOEL MARIANO PARTICIPOU DE DEBATE A CONVITE DA UFRPE, EM GARANHUNS.

segunda-feira, 15 de julho de 2013 Marcadores:

Na última quarta-feira, 10 de julho, o Ex-Vice-Prefeito de Tabira e atual Presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, CMDR, Joel Mariano de França, participou de um importante debate com especialistas da região do semiárido e cientistas sobre as quatros Regiões em Desenvolvimento de Pernambuco (RDS), na Cidade de Garanhuns/PE, a convite da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. 
O Seminário contou com as presenças de Professores e Estudantes Universitários da UFRPE, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário–MDA, lideranças municipais do Agreste Meridional e Sertão do Pajeú, aproximadamente cerca de 400 pessoas participaram do encontro.Leia abaixo um resumo sobre o encontro.
Para Joel “esse foi o debate de melhor nível que ele participou sobre a questão do semiárido”. Ele disse que “foi um choque saber que o sertanejo não progrediu economicamente nos últimos anos”.“A questão da renda e da produção só com milho e feijão não leva a lugar algum”.Joel também criticou as desigualdades na distribuição dos recursos para agricultura que segundo ele: “desde 96 para cá 95% os recursos vão para o Rio Grande do Sul, a gente só fica com 5%”. Segundo Joel “somos uma sociedade ainda muito atrasada, ficamos presos a interesses mesquinhos, brigas familiares, isso precisa ser superado, pois isso não altera a vida do nosso povo”. “Precisamos discutir a pauta que nos interessa”.
Na apresentação da UFRPE e na conclusão do encontro foram unanimes em constatar que é preciso se investir mais na Zona Rural, como infraestrutura, qualidade de vida para os agricultores etc. É preciso executar o que é planejado com novas tecnologias e proteção ao meio ambiente. E ainda concluíram que mais recurso para ser investido na Zona Rural precisa está no orçamento da união, do Estado e dos municípios.

Por Vagner Leandro*

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot