• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

MOMENTO AGRÍCOLA Nº 4: TIPOS DE SILOS

quarta-feira, 17 de julho de 2013
Os tipos de silo mais comumente utilizados são: silo de superfície, silo tipo trincheira e silos cilíndricos que podem ser de meia-encosta ou cisterna (poço). Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens referentes, principalmente, ao custo de construção, facilidade de carregamento e descarregamento e eficiência na conservação da silagem (alguns tipos desilos apresentam maiores perdas de silagem do que outros).
Silo cilíndrico de meia-encosta

São construídos junto a encostas para facilitar o trabalho de carregamento, e possuem cobertura de telhas. A compactação da silagem nesse tipo de silo só é possível com a utilização de homens. Embora o carregamento fique facilitado, o acesso à parte de cima do silo pode ser difícil.
A retirada da silagem, porém, é mais trabalhosa. A colocação de janelas ao longo da parede do silo não só facilita a desensilagem (a silagem é retirada pela janela imediatamente acima do nível da silagem) como também melhora as condições para os trabalhadores durante a compactação e a retirada da silagem.
A seção ou área do corte transversal desses silos é calculada pela fórmula: 

p x r², onde p = constante 3,14, e
r = raio do círculo em metros.
Para conhecer o volume de um silo de meia-encosta de seção cilíndrica basta multiplicar sua altura (em metros) pela sua seção (em m2). Um silo com nove metros de altura e dois metros de raio tem:
Área = p x r2
Área = 3,14 m x (2m x 2m) = 12,56 m2
Altura = 9 m
Volume = altura x áreaVolume = 9 m x 12,56 m2 = 113,04 m3 
Para se conhecer a tonelagem aproximada desse silo, basta saber que cada metro cúbico (m3) de um silo como esse comporta aproximadamente 600 kg/m3 de silagem. A capacidade é, então, 68 toneladas 
Capacidade = volume (m3) x massa (kg/ m3), então:
Capacidade = 113,04 (m3) x 600 (kg/m3) = 67.824 kg = 67,8 toneladas
Silo cilíndrico tipo cisterna ou poço
As vantagens desse tipo de silo são a facilidade de acesso para carregá-lo, uma vez que não há subidas para se chegar à boca do silo, e a possibilidade de localizá-lo bem próximo ao estábulo. 
Seu carregamento é muito fácil e a maneira de fazer a compactação é idêntica à do tipo meia-encosta.
Seu descarregamento, porém, é o mais difícil, pois exige dois homens trabalhando (um dentro do silo e outro fora) e um sistema de balaios, cordas e roldanas.
Ao se construir um silo como este, deve-se incluir um telhado para evitar água de chuvas.
O cálculo da área de sua seção e de sua capacidade são iguais ao do silo cilíndrico de meia-encosta.
Silo tipo trincheira ou horizontal
É o tipo mais comum hoje em dia por seu custo de construção e suas facilidades de carregamento, compactação e descarregamento. Sua seção é de forma trapezoidal cuja área é calculada pela fórmula:
Área = (B + b) x h / 2, em que:
B = base maior em metros;
b = base menor em metros, e
h = altura do silo em metros.
Para conhecer o volume de um silo tipo trincheira basta multiplicar seu comprimento (em metros) pela sua seção (em m2). Um silo com quatro metros de base menor, cinco metros de base maior, dois metros de altura e 18 metros de comprimento tem:
Área = (4m + 5m) x 2m / 2 = 9m x 2m / 2 = 18m2 / 2 = 9m2
Comprimento = 18 m
Volume = Área (m2) x Comprimento (m)
Volume = 9 m2 x 18 m = 162 m3 

Para se conhecer a tonelagem aproximada desse silo, basta saber que cada metro cúbico de um silo tipo trincheira comporta aproximadamente 500 kg de silagem. A capacidade é, então, 81 toneladas. Capacidade = Volume (m3) x massa (kg/ m3).
Capacidade = 162 m3 X 500 kg/m3 = 81.000 kg = 81 toneladas
Silo de superfície
É o mais barato de se construir pois não exige estruturas de alvenaria ou de revestimentos. Não tem uma seção bem definida mas se assemelha à trapezoidal. Para fazer esse silo, o material deve ser amontoado e compactado sobre o solo e coberto por lona plástica segura por terra. A sua seção, quando se aproxima do tipo trapezoidal, pode ser calculada pela mesma fórmula usada para os silos tipo trincheira.
O cálculo do seu volume é também feito de maneira idêntica ao dos silos trincheira. Um silo com cinco metros de largura menor, seis metros de largura maior, 1,5 metro de altura e 12 metros de comprimento tem:
Área = (B + b) x h / 2, em que:
Área = (5m + 6m) x 1,5m / 2 = 11m x 1,5m / 2 = 16,50m2 / 2 = 8,25m2 
Comprimento = 12 m
Volume = Área (m2) x Comprimento (m)
Volume = 8,25 m2 x 12 m = 99 m3 
Para se conhecer a tonelagem aproximada desse silo basta saber que cada metro cúbico de um silo de superfície comporta aproximadamente 400 kg de silagem. A capacidade é, então, 40 toneladas. 
Capacidade = Volume (m3) x massa (kg/ m3)
Capacidade = 99 m3 x 400 kg/m3 = 39.600 kg = 39,6 toneladas
Deve-se tomar muito cuidado para que as fermentações que ocorrem dentro do silo não sejam do tipo indesejável. Quanto piores as condições dentro do silo (presença de ar e/ou alta umidade) maiores serão as fermentações indesejáveis e, conseqüentemente, maiores serão as perdas. As perdas podem ser minimizadas desde que se façam com cuidado as várias etapas do processo de ensilagem.
Uma boa silagem depende, entre outros fatores, da qualidade da forrageira ou material ensilado. Deve-se então usar em cada cultura as tecnologias apropriadas.
Para um bom rendimento, é necessário colher o material com o teor de umidade indicado, picar, transportar, descarregar, compactar e vedar o silo de maneira correta. Isso deve ser feito no menor espaço de tempo possível (1, 2 ou 3 dias dependendo do tamanho do silo). É muito importante que não chova nesse período, o que pode vir a atrasar o processo e prejudicar a qualidade da silagem.
Como a rapidez para se encher um silo é muito importante na qualidade da silagem, deve-se sempre preparar e planejar a ensilagem com antecedência para se evitar ou minimizar os imprevistos. Para isso, é aconselhável verificar previamente as condições das máquinas e equipamentos que irão ser usadas (troca de óleo, verificação de pneus, mangueiras, correias, correntes, engates, facas sobressalentes etc.). 
O enchimento de um silo é um trabalho feito em equipe e que envolve várias atividades distintas.

Informações, ligar para os telefones: (87) 96675577 / 91313702 

JANDSON MENESES BARBOSA – ENGENHEIRO AGRÍCOLA / DIR. DE AGRICULTURA DE TABIRA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot