• DAMOL MOLAS
  • OG INFORMÁTICA Assistência Técnica
  • DAMOL MOLAS
  • DAMOL MOLAS

PRÉ-CONFERÊNCIA DE SAÚDE LOTA SALÃO PAROQUIAL EM AFOGADOS DA INGAZEIRA‏

domingo, 18 de agosto de 2013 Marcadores:
            

       A participação massiva da sociedade afogadense foi o grande destaque da pré-conferência municipal de saúde. Com um salão paroquial lotado, usuários do sistema único de saúde, gestores e trabalhadores da saúde puderam debater os rumos da política pública municipal para o setor. 
            Durante a abertura do encontro, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Amara Araújo, se declarou surpresa com o grande público presente. “Em toda a história do Conselho, mais de 20 anos, esta é a maior reunião que presenciei. Estou muito feliz porque os resultados desse encontro sairão bastante respaldados pelo apoio popular,”declarou Amara. 

            Em sua fala, o Prefeito José Patriota reconheceu os problemas que ainda existem na saúde, mas destacou a importância da participação da sociedade para ajudar a administração municipal a construir soluções conjuntas, dialogadas. “Tenho plena consciência das dificuldades. Mas não deixarei de trabalhar um só minuto, ouvindo o povo, para construir um sistema de saúde mais humano e que trabalhe pela melhoria da qualidade de vida da nossa população,” afirmou Patriota. 
            Em sua apresentação, o Secretário Gildázio Moura apresentou o plano territorial que está garantindo cobertura de 100% do município de Afogados da Ingazeira. “Com a implantação desse novo sistema de cobertura, estamos assegurando que, na zona rural, por exemplo, ninguém vai se deslocar mais de três quilômetros para ser atendido,”afirmou Gildázio, se referindo ao trabalho das equipes de saúde itinerante, que tem atendido os povoados e comunidades que ainda não contam com unidades básicas de saúde.   
            Outro destaque foi o anúncio da redução dos índices de mortalidade materno-infantil – o índice de Afogados, em apenas oito meses, baixou de 24 para 16 mortes por cada mil nascimentos. Na área de combate a dengue, os números são mais impressionantes. O município reduziu em mais de 90% o número de casos de dengue. 
            Dentre os 175 participantes, foram escolhidos, pelo voto, 56 delegados – 28 usuários de saúde, 14 gestores públicos e 14 trabalhadores da saúde. No início do mês, outra reunião semelhante escolheu 24 delegados representando a zona rural. todos eles participarão, nos dias 9 e 10 de Setembro, da 6ª Conferência Municipal de Saúde de Afogados da Ingazeira, cujo tema principal será o fortalecimento do controle social na perspectiva de um município saudável e amigo da criança.

            A Pré-conferência foi prestigiada pelos vereadores Luiz Bizorão, Raimundo Lima e Antonieta da Caixa.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Blog Diário de Tabira. © 2013 | Traduzido Por: Template Para Blogspot